Tamanho de letra 


O objectivo da Associação é sensibilizar os homens para a necessidade de um exame periódico da Próstata a partir dos 45/50 anos de idade

A Prevenção Precoce é muito importante na Detecção e Tratamento com Sucesso do Cancro na Próstata

Não deixe para mais tarde! Por favor!


Cancro da Próstata
VAMOS TOCAR NESSE ASSUNTO

Entrevista de Luís Corte Real e esposa no programa Dois às 10 da TVI em 15 de novembro de 2021.

 


MOVEMBER

O Centro de Saúde de Santo António no Funchal (Madeira) junta-se à nossa campanha MOVEMBER e promove a adesão aos cuidados que os homens com mais de 45 anos devem ter com a próstata.

 


4ª Caminhada Cancro da Próstata

Realizou-se neste sábado (14/11) uma Caminhada na Marina da Afurada - V. N. de Gaia, organizada pela AICSO, sendo responsáveis Dr. Rui Amorim, Dra. Andreia Capela, Dra. Sandra Custódio e Dra. Joana Marinho.

 


Como está a sua qualidade de vida depois do cancro da próstata?

A Europa Uomo, coligação europeia de Associações de Doentes da Próstata, quer saber. Pedimos aos homens que tiveram cancro da próstata para completar a nossa pesquisa online.

A pesquisa tem início em 25 de Outubro de 2021 e encerra em 23 de Dezembro de 2021. Por favor encoraje outros a responder também em https://euproms.ydeal.dev/

 


Homens bem informados

Quantos homens já viram o seu mundo parar devido a uma notícia inesperada?

Acompanhe a importante mensagem que o apresentador Hélder Reis tem para si.

 


Chamada de Atenção!

A Próstata de um homem pode ser tão pequena como uma noz, mas isso não significa que deve ser ignorada!

 


Uma noz dura para partir!

A Próstata de um homem pode ser tão pequena como uma noz, mas isso não significa que deve ser ignorada!

Estima-se que um em cada seis homens enfrentará alguma forma de cancro de próstata ao longo de sua vida. A maioria desses cancros de próstata são de baixo risco, evoluindo lentamente e raramente necessitando de tratamento ou mesmo tornando-se fatal. No entanto, os cancros de médio e alto risco requerem atenção imediata assim que forem descobertos. A deteção e o tratamento precoce é essencial antes de o cancro progredir, originando metástases em outras partes do corpo, o que pode ter consequências fatais. As formas precoces de cancro muitas vezes podem não ter sintomas, por isso é essencial que o homem seja vigilante. Todos os homens a partir de 40 ou 45 anos devem falar ao seu médico sobre um teste de sangue chamado PSA. O resultado deste simples teste pode fornecer uma primeira indicação da saúde da próstata e definir se mais exames são necessários.

 

Até ao final do mês não se esqueça de participar no desafio RugbyChallenge que doará 1€ à Associação Portuguesa de Doenças da Próstata, até um limite máximo de 2.500€, por cada partilha de uma fotografia (post) com uma peça azul no Instagram, identificando a Bayer Portugal e colocando as hashtag #VamosTocarNesteAssunto e #LifeIsMeantForLiving.

Saiba mais aqui: https://www.vamostocarnesteassunto.pt/

 


Homens bem informados

Ser um Homem Bem Informado pode fazer a diferença! No âmbito do Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, que se assinala a 17 de novembro, realiza-se neste dia na estação Cais do Sodré do Metro de Lisboa, entre as 9h-20h, uma ação de sensibilização que pretende pôr o cancro da próstata “fora de jogo”, alertando a sociedade, em particular os homens com mais de 45 anos, para o cancro da próstata, que é a segunda principal causa de morte dos homens por cancro.

Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, com o apoio da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Associação Portuguesa de Urologia, Sociedade Portuguesa de Oncologia e Astellas Farma, que se insere na campanha @Homens Bem Informados.

Consultar também no Facebook @Homens Bem Informados https://www.facebook.com/
HomensBemInformados

 


Cancro da Próstata

O que é o cancro da próstata?

O cancro da próstata é um tumor maligno na próstata. O seu tratamento vai depender das características específicas do tumor e da experiência da equipa médica que o atender.

A maioria dos cancros da próstata desenvolvem-se lentamente e não mostram sintomas.

O risco de cancro da próstata aumenta com a idade. O cancro da próstata é o cancro mais comum dos homens idosos na Europa. A taxa de sobrevivência para o cancro da próstata é relativamente alta, e está a subir.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula localizada no trato urinário inferior, abaixo da bexiga, e à volta da uretra. Apenas os homens têm próstata, a qual produz parte do líquido que constitui o esperma. A próstata contém músculos lisos que ajudam a expulsar o esperma para o exterior durante a ejaculação. A próstata saudável é aproximadamente do tamanho de uma noz grande e tem 15-25 mililitros de volume. A próstata aumenta lentamente de tamanho à medida que o homem envelhece.

Como é tratado o cancro da próstata?

Todas as decisões sobre o melhor tratamento para o seu caso são tomadas após uma análise cuidada da classificação do tumor – PSA, palpação, biópsia, etc. Também importa o seu estado geral de saúde.

O cancro da próstata pode ser tratado por:

• Prostatectomia radical

• Radioterapia (incl. braquiterapia)

• Hormonoterapia

• Vigilância ativa e Espera vigilante ("Watchful waiting")

Qual é o impacto do cancro da próstata na minha vida?

O diagnóstico de cancro terá muito impacto na sua vida e na dos que o rodeiam. Pode causar sentimentos de ansiedade, incerteza, medo ou depressão. Ser submetido a tratamento para o cancro é algo intenso e irá afetar o seu trabalho e vida familiar e social. Para encontrar apoio, peça ajuda ao seu médico urologista, ou ao seu médico de família. Pode ficar preocupado com o seu prognóstico, o impacto do tratamento no seu trabalho, vida social, familiar e conjugal.

O tratamento do cancro poderá afetar a sua sexualidade. Poderá vir a ter uma disfunção erétil após a prostatectomia radical. A terapêutica hormonal pode diminuir o seu desejo sexual. Sentimentos de depressão e de fadiga poderão igualmente ter um efeito negativo na sua vida sexual. É importante falar com a sua companheira sobre os seus sentimentos, sabendo que existem várias formas de intimidade; estejam próximos um do outro, toquem-se, abracem-se, beijem-se, ou, simplesmente, sentem-se ou deitem-se próximo um do outro.

  


De Mulher para Mulher

O Homem que sofre de doença da próstata vê-se afectado numa parte muito sensível do seu corpo e como se isso não fosse suficiente, essa parte fica numa zona intrinsecamente ligada à condição masculina.

Na esmagadora maioria dos casos, as Mulheres mais próximas de doentes da próstata – esposas, companheiras, filhas, amigas – acabam por sofrer em conjunto com o Homem os maus momentos decorrentes dalguma doença na próstata.