Breve História

Tamanho de letra 


A ideia de vir a ser constituída uma Associação de Doentes da Próstata nasceu em 2002, por sugestão do então Presidente da Associação Portuguesa de Urologia – Dr. Manuel Mendes Silva.

Como a constituição da Associação teria necessariamente de contar com a mobilização de doentes da próstata, foram sendo feitos diversos contactos até se conseguir em Janeiro de 2003 realizar a primeira reunião, na qual foram definidos objectivos e esboçados os respectivos Estatutos.

Em Maio de 2003, aproveitando a celebração do DIA DA PRÓSTATA, realizou-se uma Assembleia Geral Constituinte, onde foram aprovados os Objectivos e Estatutos e eleita pelos presentes uma Comissão Instaladora, presidida pelo Sr. Ten. General António Avelino Pereira Pinto.

Em 17 de Junho de 2003 foi lavrada na 16ª Conservatória Notarial de Lisboa (iniciada a folhas 17 do livro de notas 335-J) a escritura pública pela qual a APDPróstata obteve o seu estatuto legal.

Publicada em Diário da República – III Série, em 26 de Agosto de 2003 na página 18288-(6)

Apesar das dificuldades que encontramos, continuamos a julgar como importante e necessária a actividade que temos vindo a desenvolver, chamando a atenção dos homens (sobretudo a partir dos 45 anos) para os cuidados que devem ter com a próstata, visitando regularmente o médico e seguindo as indicações que lhes sejam prescritas.

O Fundador e Presidente da Direcção desta Associação, após longa enfermidade, veio a falecer em Julho de 2010. A ele se deve o difícil arranque desta instituição e o lançamento dos seus ideais, projectos e planos de desenvolvimento futuro, sempre em prol dos doentes da próstata, que ainda hoje se mantêm perfeitamente válidos.