I.P.S.S. – Instituição Pública de Solidariedade Social

Linha de Apoio
918 075 035

Segunda a Sexta das 15 às 18 horas

Início

A Associação

A Próstata

Testemunhos

De Mulher para Mulher

Movember

Actividades

Livros e Publicações

Sites Recomendados

Benefícios
aos associados

Contactos

A Próstata


A Próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor do homem, contribuindo para a formação da testosterona e do esperma. É constituída por um corpo do tamanho de uma castanha com o peso aproximado de 20 gramas na fase de jovem adulto, que se situa na parte inferior da bexiga e se dispõe, em anel, contornando o canal uretral, com comunicação com os testículos. A partir dos 40 anos esta glândula tende a crescer, mais ou menos rapidamente. Em cerca de 50% dos casos, pela sua dimensão ou pela forma de crescimento, podem surgir situações que criam dificuldades para a micção e/ou a própria defecação.

Razões principais porque os homens não falam ao médico sobre a próstata:

- Noção errada de que os sintomas urinários são um acontecimento normal da idade;

- Medo de um diagnóstico de cancro;

- Medo da cirurgia e das suas potenciais complicações;

- Relutância e embaraço em discutir os sintomas urinários e da esfera sexual com o médico de família, especialmente se este for do sexo feminino, e até receio de ser submetido a um toque rectal, exame necessário para a observação da próstata.”

Dr. Tomé Lopes – Médico Urologista
IN Saúde Publica (Semanário EXPRESSO) de 4.11.2006


Consulte aqui mais informação sobre:


Informações ao público no site da Associação Portuguesa de Urologia

As patologias que podem surgir nos homens adultos relacionadas com a próstata podem ir desde uma infecção local, que na maioria dos casos pode ser facilmente tratada até uma situação bem mais grave como o cancro, que normalmente precisa de cuidados médicos especializados tais como os de urologia, oncologia e radiologia que são os mais comuns. A procura de informações na Internet sobre as doenças na próstata tem vindo a aumentar, em resposta ao esforço que a nossa Associação e outras entidades têm desenvolvido para chamar a atenção dos homens acima dos 40 anos de idade para a necessidade premente de fazerem regularmente um exame específico à próstata junto do seu médico de família ou outro. Está amplamente provado que o diagnóstico precoce (bem no início do problema) do cancro na próstata pode conduzir a um tratamento com sucesso na maioria dos casos. Ao contrário, o diagnóstico tardio do cancro na próstata pode dificultar muito o seu tratamento e cura, sendo frequentemente a razão dos óbitos provocados por esta doença.

Para corresponder a essa necessidade crescente de informações a APU – Associação Portuguesa de Urologia, desenvolveu um conjunto de informações de acesso e leitura fácil e compreensível ao publico em geral. Recomendamos vivamente a sua consulta através do site www.apurologia.pt

 


Associação afiliada de:

Com a parceria de:

Segue-nos no Facebook

Design João Pita Groz