I.P.S.S. – Instituição Pública de Solidariedade Social

Linha de Apoio
918 075 035

Segunda a Sexta das 15 às 18 horas

Início

A Associação

A Próstata

Testemunhos

De Mulher para Mulher

Movember

Actividades

Livros e Publicações

Sites Recomendados

Benefícios
aos associados

Contactos

Actividades 2009


Parceria Europeia Para Acção Contra o Cancro

Participação Activa da Europa Uomo

A Comissão Europeia vai lançar em 29 de Setembro de 2009 em Bruxelas,
uma Parceria Europeia Para a Acção Contra o Cancro. Este evento está a ser considerado do mais alto nível e terá a presença do Presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso e de Androulla Vassiliou, Comissária para a Saúde.

Orgulhamo-nos que a Europa Uomo tenha sido convidada a participar desta Parceria e contribuir com testemunhos de histórias reais de sobreviventes de problemas graves na próstata. Membros da Europa Uomo da Bélgica, Finlândia, Portugal e Eslováquia irão contar a sua história sobre cancro da próstata. Na Europa 3,2 milhões de cidadãos são diagnosticados com cancro anualmente.

O objectivo primordial é incentivar e apoiar os Estados-Membros nos seus esforços para combater o cancro, fornecendo uma estrutura própria para acção. É necessário identificar e compartilhar informações, capacidade e conhecimentos na prevenção do cancro e no seu controlo. Com uma meta ambiciosa de redução de novos casos de cancro em 15 % até 2020, estamos esperançados que a iniciativa receba amplo apoio que permita salvar as vidas de muitos pacientes.

A Europa Uomo e todas as Associações locais de Doentes da Próstata estão prontas a contribuir, ajudando a reduzir o impacto do cancro na Europa.

A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata como membro da Europa Uomo congratula-se com a formação desta Parceria.

Entre os Membros referidos acima esteve o Presidente da nossa Associação – General António Pereira Pinto – o qual foi homenageado nesta sessão tendo sido salientada a sua história pessoal de luta contra o cancro."

Sou General (reformado) do Exército Português. Toda a minha vida – certamente também como reflexo da minha longa carreira militar – fui um "lutador"! Talvez por isso, quando me foi diagnosticado um carcinoma na próstata, já lá vão 18 anos, eu decidi lutar – então contra o cancro. Saber que havia contraído esta grave doença foi para mim uma chocante surpresa porque o cancro chegou silenciosamente, sem qualquer aviso ou sinal. Com o conselho do meu urologista optei pela terapia com base em hormonas e até muito recentemente tive uma boa qualidade de vida. Agora sim, estou enfrentando a fase mais aguda da doença. Mas ainda estou lutando… como sempre! O meu conselho: "Lute contra cancro você também!”

Para mais informações sobre a Parceria Europeia Para a Acção Contra o Cancro consultar:

http://ec.europa.eu/health/index_en.htm http://ec.europa.eu/health/ph_information/dissemination/diseases/cancer_partnership_en.htm
http://www.europa-uomo.org
http://www.apdprostata.com


Rastreio e Sessão de esclarecimento em Évora

Realizou-se no dia 25 de Novembro o rastreio e sessão de esclarecimento anunciados para Évora, ambos realizados no Palácio D. Manuel com grande afluência de público. Além dos membros desta Associação, participaram os médicos urologistas da equipa do Senhor Dr. Cardoso de Oliveira do Hospital de Évora cuja exposição detalhada sobre temas ligados à próstata suscitaram muito interesse por parte da assistência. No final da sessão os urologistas presentes responderam a perguntas da assistência, tendo dessa forma sido possível esclarecer muitas dúvidas sobre questões ligadas à próstata, prevenção de doenças, sintomas, diagnóstico e acompanhamento clínico.


Participação em "Queijas Com Vida – Rastreios de Saúde 2009"

Nos dias 20 e 21 de Setembro participámos na Feira de Saúde desta Freguesia de Oeiras, distribuindo folhetos sobre a saúde da próstata e fazendo o rastreio (via PSA). Visitaram o nosso stand dezenas de homens interessados em saber mais sobre a próstata, tendo a maioria optado por fazer o rastreio.


Sessão de esclarecimento em AVEIRO

A sessão de esclarecimento em Aveiro teve lugar no dia 19 de Maio de 2009 na Biblioteca Municipal de Aveiro. A sessão despertou muito interesse tendo comparecido um grande número de homens interessados em saber mais sobre as doenças da próstata.

Interveio uma equipa de médicos urologistas liderada pelo Dr. João Lourenço, que responderam detalhadamente a todas as questões sobre as doenças da próstata colocadas pelos presentes.


Participação na Feira de Saúde de Paredes

Nos dias 24 a 26 de Abril realizou-se em Paredes uma feira de saúde onde estivemos representados com um stand.

Foi assim possível contactar muitos homens acima dos 40 anos de idade que procuraram e receberam informação sobre as doenças da próstata


Sessão de esclarecimento no Cartaxo

Realizou-se no Cartaxo uma sessão de esclarecimento no dia 28 de Março, entre as 17:00 e as 19:00 horas.

A sessão decorreu no Auditório da Quinta das Pratas, no Cartaxo, com diversas intervenções incluindo um médico urologista - Dr. Luís Costa. Estiveram presentes algumas dezenas de pessoas que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a próstata.


Apelo aos Associados

Em 2009 estamos a planear a realização de novas reuniões locais por todo o País para esclarecimento sobre “Doenças da Próstata”. Aceitamos sugestões de localidades onde possa haver interesse e haja condições para fazer estas reuniões, que decorrem normalmente num dia de semana, entre as 17.00 e as 19.30 horas.

Para organizar estas reuniões temos de ter ajuda local, para encontrar um local apropriado, de preferência contactando clubes, associações, autarquias (Câmaras e Juntas de Freguesia), Bombeiros, etc., onde possa ser cedida uma sala para a reunião.

Se tem condições de nos ajudar na organização de um destes encontros na sua localidade, contacte-nos por favor. Obrigado.

 


Associação afiliada de:

Com a parceria de:

Segue-nos no Facebook

Design João Pita Groz