I.P.S.S. – Instituição Pública de Solidariedade Social

Linha de Apoio
918 075 035

Segunda a Sexta (excepto feriados) das 16 às 18 horas

Início

A Associação

A Próstata

Testemunhos

De Mulher para Mulher

Movember

Actividades

Livros e Publicações

Sites Recomendados

Benefícios
aos associados

Contactos

Actividades 2015


Campanha Movember 2015

O movimento MOVEMBER surgiu em 2003, na Austrália e espalhou-se pelo mundo. Durante esse período os homens (conhecidos como Mo Bros) iniciam o mês de cara limpa e vão deixando o bigode crescer. As mulheres (Mo Sis) por sua vez, apoiam a causa ou usando bigodes postiços, ou camisas e acessórios! O movimento ficou tão conhecido, que passou a ser chamado de “Movember”, junção das palavras moustache + november.

O movimento internacional “Movember” ainda não tem representação oficial em Portugal.

São várias as entidades nacionais que utilizam o ícone (bigode) no decurso de ações de alerta para o cancro da próstata.

Neste mês de Novembro a nossa Associação juntou-se à parceria de que fazem parte a Sociedade Portuguesa de Oncologia, a Associação Portuguesa de Urologia e a Bayer Portugal.

Sob o tema CANCRO DA PRÓSTATA “VAMOS TOCAR NESTE ASSUNTO” será ao longo do mês de Novembro realizado um programa cujas principais etapas são:

2 de Novembro – Início da Campanha de Sensibilização “Vamos Tocar neste assunto”, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oncologia e da Associação Portuguesa de Urologia.

A Rádio Comercial, parceira nesta campanha, começa a divulgação através dos animadores das manhãs da Comercial que vão começar a falar do tema dos bigodes e da sua relação com o cancro da próstata.

6 de Novembro – A Campanha irá para a o Largo de Camões, em Lisboa. Estarão presentes dois barbeiros da Barbearia Figaro’s, com 2 cadeiras de barbearia, e hospedeiras para distribuição de bigodes e folhetos alusivos ao tema CANCRO DA PRÓSTATA.

23 de Novembro - Evento de angariação de fundos com Eduardo Madeira, a realizar no Teatro Tivoli, com apoio da Rádio Comercial, Diário de Notícias e Jornal de Notícias. As entradas para o evento são gratuitas, sendo a atribuição de bilhetes feita por registo prévio.Colabora também nesta campanha a loja “A Vida Portuguesa”, de Catarina Portas, que se enquadra na imagem Vintage de toda a campanha.

A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata convida o público em geral e os doentes da próstata em particular a participarem nesta campanha!

Contactos pelo e-mail apdp@apdprostata.com


2ª Caminhada Solidária de Luta Contra o Cancro - Vila Alva

Dentro do espírito de acções que chamem a atenção para a "Luta Contra o Cancro", a Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva realizou, no dia 22 de novembro de 2015, a 2.ª Caminhada Solidária visando nesta segunda edição a angariação de fundos que reverterá em beneficio da missão da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata.

A sua realização teve o importante apoio das seguintes entidades:

- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (T-shirts +
   Estampagem);
- CA Vida (T-shirts + Estampagem);
- Câmara Municipal de Cuba (Logística + Equipamento
  de Som + Divulgação);
- Junta de Freguesia de Vila Alva (Logística +
   Divulgação);
- Junta de Freguesia de Vila Ruiva (Logística +
   Divulgação);
- Junta de Freguesia de Cuba (Logística + Divulgação);
- Junta de Freguesia de Faro do Alentejo (Logística +
   Divulgação);
- GNR (Segurança no decorrer de todo o percurso);
- Lactogal, S.A. (águas);
- Belchior, Lda (frutas);
- Grupo Animar V'Alva (Equipamento de Som);
- CCDVA (Energia Elétrica).
- Paróquia de Vila Alva (Logística + Cerimónia na Igreja Matriz);

Importa por isso agradecer a todos os que decidiram abraçar esta causa bem como a toda a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva.

Faça a sua inscrição, até 18 de Novembro, na Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva e nas Juntas de Freguesia do Concelho de Cuba. Mais informações pelo telefone 284 495 177.


Doenças da Próstata - Fim aos tabus

Sofia Carrondo entrevista o Presidente da APDP, Dr. Joaquim da Cruz Domingos.

Artigo publicado na Revista Inove Farmácia, n.º 4, 2015


2ª Caminhada Solidária
"Venha Caminhar Contra o Cancro"


Europa Uomo

A nossa Associação é Membro Efectivo da EUROPA UOMO, entidade que engloba e dinamiza todas as Associações de Doentes da Próstata na Europa. Trimestralmente edita uma Newsletter em Inglês, de que passaremos a apresentar um resumo do conteúdo em Português. A versão completa em Inglês pode ser consultada no site www.europa-uomo.org

Europa Uomo Newsletter “Você Sabia?”
Edição de Setembro 2015

O artigo principal da ultima edição da Newsletter é, sem dúvida, o nossos Plano Estratégico de longo prazo, coordenado pelo Prof. Louis Denis, um dos membros fundadores da Europa Uomo. Este programa de desenvolvimento da Europa uomo foi já apresentado a uma delegação de deputados do Parlamento Europeu (MEP) em 16 de Setembro último. A implementação do Plano Estratégico será coordenado por John Dowling nosso Secretário. O principal objectivo do programa é: obter um melhor e melhor atendimento à doença e promover uma consciência mais eficaz das doenças da próstata, cuja natureza insidiosa e mortal afeta um em cada seis homens.

Outro assunto é a entrevista com o Presidente da Força-Tarefa Internacional, composta por 40 especialistas, dedicada aos progressos já alcançados no desenvolvimento das Unidades Especializadas em Cancro da Próstata em toda a Europa. Esta inovação representa um marco importante no tratamento desta doença, tendo em conta que a ênfase já não está focada na doença, mas no doente. Temos a certeza que todos iremos compartilhar a importância deste novo tratamento tendo como base as futuras Unidades de Tratamento Especializado do Cancro da Próstata.

Esta edição contém, três novas seções para alcançar uma meta ambiciosa, a saber, um boletim informativo que favoreça a intercomunicação entre a Newsletter e seus leitores. Estas são as seções em que os nossos leitores podem pôr as suas questões mais sensíveis como, por exemplo, problemas sexuais, e obter uma resposta de um especialista. O anonimato é assegurado, se necessário. O livro de endereços é chamado de "caixa de correio dos pacientes". A segunda parte refere-se a Cartas ao Editor, onde os nossos leitores podem expressar as suas opiniões, sugestões e fornecer informações prévias consideradas interessante, mas, talvez, ainda pouco conhecido.

Também estamos cientes do facto de ser uma boa notícia a questão do litígio entre a empresa britânica Richmond Farmacologia e a proposta europeia para todos os ensaios clínicos. Registe-se que, no futuro, será garantido o conhecimento atempado em toda a Europa de qualquer nova investigação médica actualmente a ser estudada ou já concluído e aprovado. Portanto, a oposição a esta importante inovação foi prontamente rejeitada.

Prof. Per-Anders Abrahamsson, até recentemente, Secretário-Geral da UAE (Associação Europeia de Urologia), apela a toda a classe médica para colaborar mais e mais, acabando de vez com o problema causado pelos "dinossauros" que querem manter seu status a todo o custo. É também destacado o importante papel desempenhado pelos grupos de defesa como a Europa Uomo para alcançar estes objectivos.

Durante o importante Congresso Anual este ano realizado em Varsóvia foi organizado por um grupo de peritos europeus um simpósio especial dedicado ao cancro da próstata intitulado "Todos unidos contra o cancro da próstata".

O Presidente da Europa Uomo congratulou-se com a nomeação de dois novos membros do Conselho, André Deschamps e John Dowling, respectivamente eleito vice-presidente e secretário. Foi por ele também expressado a sua profunda gratidão ao Prof. Louis Denis pelo seu compromisso com o desenvolvimento do Plano Estratégico no seu papel de consultor estratégico. Na verdade, o documento contém uma lista de todos os nossos objetivos futuros e as formas de alcançá-los. Ao mesmo tempo, manifestou com pesar a decisão do Prof. Denis de terminar com esse compromisso, mas foi, em parte, tranquilizado pela sua promessa de permanecer envolvido nas actividades da Europa Uomo como um dos nossos agentes de ligação.

A reunião também foi informada de melhorias em nosso site agora coordenados por Nancy Verbruggle também para torná-lo mais fácil de usar. E não podia deixar de agradecer a Joaquim Cruz Domingos Cruz pelo seu notável compromisso no nascimento e continuidade do Website.

Malcolm Duncan Galloway
Europa Uomo 


Milhares de “distintos cavalheiros” em duas rodas alertam consciências para o cancro da próstata!

Pelo quarto ano consecutivo, no próximo domingo 27 de Setembro realiza-se a “Distinguished Gentleman’s Ride”, uma iniciativa que pretende recolher fundos para a investigação do cancro da próstata em todo o Mundo.

Lisboa, Porto e Faro estão entre as mais de 400 cidades, em todo o mundo, que se juntam ao evento.

Em Portugal, a poucos dias do evento, estão registados oficialmente cerca de 200 participantes, mas, a julgar pelas páginas oficiais no facebook, serão cerca de 500. Nas respectivas páginas, a DGR de Lisboa e a DGR do Porto, já mais experientes nesta iniciativa, têm confirmada a presença de mais de 400 pessoas. Já em Faro, no primeiro ano que acolhe o evento, estão confirmadas 66 presenças.

Este ano, a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata e o Instituto da Próstata e Incontinência Urinária associam-se oficialmente ao evento.

Em Portugal, o cancro da próstata mata cerca de dois mil homens por ano, sendo a segunda causa de morte entre o sexo masculino, apesar de, quando detectado de forma precoce, atingir níveis de cura elevados. A "Distinguished Gentleman’s Ride" teve inicio em 2012 na Austrália (Sydney). Todos os anos há cada vez mais participantes. Na edição do ano passado, a nível global participaram mais de 20 mil pessoas e foi angariado quase um milhão e meio de euros.

Para mais informações contactar (via facebook do evento):

DGR Lisboa - João Palma
DGR Porto - Daniel Cabral
DGR Faro - Henrique Guilherme


Vai ser anestesiado?
Vai ser submetido a uma cirurgia?

Preencha o questionário e leve-o no dia da Consulta de Anestesia. Esta informação permite programar com maior segurança o período peri-operatório.

Informe os profssionais de saúde sobre dados relevantes do seu estado de saúde (doenças, medicação, alergias).

No dia da Consulta de Anestesia, traga consigo os documentos clínicos que possui (relatórios médicos ou altas hospitalares prévias), a medicação em curso e os exames complementares de diagnóstico que realizou.

Coloque todas as suas dúvidas no momento da consulta.

Descarregue aqui o questionário em formato PDF.

Mais informações no site www.vouseranestesiado.com
e no site da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, www.spanestesiologia.pt

 


Uma Visão que Ajuda

A GrandVision/Multiópticas inserida na maior estrutura mundial do sector da óptica, possui em Portugal 165 lojas distribuídas por todo o país, sendo 90 próprias e 75 de Franquia, com planos para chegar às 200 lojas em 2016. Tem ainda nos seus planos instalar uma unidade fabril sediada em Pedroso, no concelho de Vila Nova de Gaia, em Portugal.

Na sua actividade e filosofia de trabalho, a empresa reconhece a sua estreita ligação com a sociedade, e entende por isso dever de alguma forma ajudar as organizações que actuam na área da Solidariedade Social, particularmente no campo da Saúde. Assim sendo todos os anos presta ajuda a algumas dessas instituições, tendo este ano de 2005 a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata sido escolhida para receber ajuda para a sua actividade em prol dos doentes da próstata. Durante a Reunião Anual 2015 da GrandVision/Multiópticas houve um momento de animação e foi feito um concurso de bigodes entre os presentes, simbolizando o factor masculino e dessa forma lembrar os problemas relacionados com a saúde da próstata. Daí a ajuda que nos foi atribuída na forma de um valor monetário que correspondeu a dádivas dos funcionários e da própria empresa, que naturalmente esta Associação muito valorizou, face à crise económica vigente que nos tem reduzido de maneira muito significativa a obtenção de fundos para as nossas actividades.

Nesta acção que muito agradecemos, teve um papel importante de preparação e coordenação a greenMedia Agencia de Comunicação à qual também agradecemos.


Sabia que... Pode notificar efeitos secundários?

Enquanto doente, tem o direito de notificar diretamente às autoridades eventuais efeitos secundários indesejados dos medicamentos. Pode também notificar um efeito secundário em nome de alguém ao seu cuidado, como uma criança ou um familiar.

Saiba mais aqui

 


Associação afiliada de:

Com a parceria de:

Segue-nos no Facebook

Design João Pita Groz