I.P.S.S. – Instituição Pública de Solidariedade Social

Linha de Apoio
918 075 035

Segunda a Sexta (excepto feriados) das 16 às 18 horas

Início

A Associação

A Próstata

Testemunhos

De Mulher para Mulher

Movember

Actividades

Livros e Publicações

Sites Recomendados

Benefícios
aos associados

Contactos

Actividades 2022


Mostre um Cartão Vermelho ao Cancro da Próstata

No dia 7 de abril, às 11h00, venha assistir ao jogo de futebol que vai juntar em campo ex futebolistas e outras figuras públicas portuguesas com o objetivo de pôr o cancro da próstata fora de jogo. Esperamos por si no Campus do Jogador em Odivelas!

 

Uma iniciativa de sensibilização da @APDPróstata com o apoio do @Sindicato dos Jogadores, @APAF e Astellas Farma, no âmbito da campanha @Homens Bem Informados.

 


Numa altura em que um em cada cinco doentes oncológicos viu o seu tratamento ser atrasado por causa da pandemia e cerca de 100 milhões de rastreios foram cancelados em toda a Europa, o Ipatimup lançou um ciclo de sessões sobre literacia de cancro, designado “Tratar o cancro por tu”. O Ipatimup considera urgente reintroduzir o tema do cancro na discussão pública e criar oportunidades para ouvir os especialistas sobre os avanços médicos e científicos do tratamento de uma doença que ainda mata mais de 28 mil portugueses por ano.

Com estas sessões, explica Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, pretende-se «chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo». Por vezes, reconhece, «a ciência tem uma linguagem demasiado hermética e técnica, pelo que é preciso aproximarmo-nos das pessoas e simplificar as explicações sobre as várias abordagens da terapia”.

A iniciativa decorrerá de janeiro a março de 2022, com uma periodicidade quinzenal, num formato que não se restringe apenas à medicina e à ciência. As sessões incluem, por exemplo, uma performance especial de Pedro Abrunhosa, textos criados especialmente para o evento por Mário de Carvalho e Afonso Reis Cabral, um depoimento em vídeo da diretora da Agência Internacional de Investigação em Cancro, Elisabete Weiderpass, e testemunhos e imagens captados por Kitato (instagrammer), Filipe Morato Gomes (blog de viagens «Alma de Viajante»), Luísa Pinto (jornalista) e Rui Barbosa Batista (escritor de viagens e blogger).

Tratar o cancro por tu estará ao alcance de todos. Cada sessão irá dar também origem a um podcast que estará disponível na plataforma de 'streaming' RTP PLAY e programas de rádio que serão emitidos na ANTENA 1. A mobilização mediática para estes eventos será complementada por um trabalho de divulgação feito por bloggers, jornalistas e instagrammers, que estão já no terreno a recolher testemunhos e observações focados na humanização e superação do cancro.

A iniciativa conta com o apoio da Janssen e da Novartis.

Calendário das sessões:

17 de fevereiro – 18h30
Cancro da próstata
Coimbra – Convento S. Francisco

 

03 de março – 18h30
Leucemias e linfomas
Lisboa, Salão Nobre Câmara Municipal

17 de março – 18h30
Cancro do cólon
Vila Real, Auditório do Teatro Municipal

31 de março – 18h30
Cancro da pele
Évora, Auditório da Universidade de Évora

Para adquirir bilhetes:

Coimbra - https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-coimbra-251139203117

Lisboa - https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-lisboa-251861252787

Vila Real - https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-vila-real-251888113127

Évora - https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tratar-o-cancro-por-tu-evora-251903158127

Para mais informações, contactar:
Luísa Melo: 917585435

 


Associação afiliada de:

Com a parceria de:

Segue-nos no Facebook

Design João Pita Groz