I.P.S.S. – Instituição Pública de Solidariedade Social

Linha de Apoio
918 075 035

Segunda a Sexta (excepto feriados) das 16 às 18 horas

Início

A Associação

A Próstata

Testemunhos

De Mulher para Mulher

Movember

Actividades

Livros e Publicações

Sites Recomendados

Benefícios
aos associados

Contactos

Actividades 2013


Cancro da Próstata

Entrevista no programa "Manhã CM", na CMTV
9 de Outubro de 2013

Entrevista com Luís Corte-Real da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata e com o Urologista, Sérgio Santos.


O exame da próstata custa,
mas não tanto como a radioterapia / quimioterapia

Esta é a mensagem subjacente à campanha de sensibilização para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da próstata que a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou no mês de maio e que irá decorrer até ao final do ano.

A Associação Portuguesa dos Doentes da Próstata apoia esta iniciativa.


MOVEMBER
1 a 30 de Novembro de 2013

O Sporting Rugby, desafia todos os homens a deixarem crescer o bigode durante os 30 dias de Novembro, mudando assim a sua aparência e alertando para a saúde masculina.

No dia 1 de Movember (1 de Novembro) com um rosto bem barbeado inicia-se a jornada de Mo-crescimento. Durante todo o mês, de forma abnegada e generosa, estes homens, conhecidos como Mo Bros, tornam-se num anúncio ambulante e falante por 30 dias. Através desta ação, provocam diálogo onde quer que vão e, assim, aumentam a consciencialização sobre as questões muitas vezes ignoradas sobre a saúde masculina.

Outra componente importante de ser um Mo Bro é a angariação de fundos para entidades que atuam na área da saúde masculina. Ao disponibilizar o seu rosto e à imagem de uma corrida de beneficência, pretendem-se sensibilizar a família, os amigos e a responsabilidade social das empresas para patrocinar os seus esforços.

A Associação Sporting Clube Portugal Rugby, na sua vertente social decidiu apoiar a APDP (Associação Portuguesa de Doentes da Próstata), com um peditório nas redes sociais na celebração do Dia Internacional do Homem.

Disponibiliza-se o NIB da APDP: 0010 0000 3243 3120 0014 8, para a sua contribuição. Vamos ajudar quem precisa.

Enviem-nos para rugby@sporting.pt uma foto com os vossos colegas de trabalho, com nome da vossa entidade, para criarmos um album solidário com esta causa. Façam um "like" no facebook do Rugby Sporting e acompanhem esta ação.


O cancro da próstata
e o maior receio dos homens

Reportagem da CMTV, Setembro de 2013

O maior receio dos homens que se deparam com problemas na próstata é ficar impotente. O apoio da família é fundamental, nomeadamente das companheiras


Semana da Próstata 2013
Sessão Pública

British Hospital - 25 de setembro de 2013
das 18:00 às 19:30h

No âmbito da Semana Europeia das Doenças da Próstata, que decorre de 23 a 27 de setembro, a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata) convida-o a participar no debate “Semana da Próstata 2013” com a moderação de Marina Caldas.

A sessão contará com intervenções do Dr. João Varregoso, da Associação Portuguesa de Urologia (APU), de representantes da APDPróstata, do Dr. Palma dos Reis e do Dr. Paulo Guimarães, médicos urologistas, e de doentes da próstata. A Abertura da sessão ficará a cargo do Dr. Carlos Santos, Director Clínico do British Hospital.

Para mais informações:
geral@lxconsulting.com.pt
T: +351 933 510 826 +351 218 132 33


BRITISH HOSPITAL LISBON XXI celebra mais de 1000 casos de sucesso
da técnica de Braquiterapia Prostática

O British Hospital Lisbon XXI (BHLXXI), hospital privado situado nas Torres de Lisboa, em Lisboa, é líder na terapêutica mini-invasiva de carcinoma da próstata por braquiterapia -implantação de sementes radioativas na próstata.

Celebrando os mais de 1000 doentes tratados por braquiterapia prostática no British Hospital Lisbon XXI, desde Setembro de 2000, realizou-se, no dia 26 de junho, nos Jardins deste referenciado hospital, uma sessão comemorativa do evento, que contou com a participação de cerca de 150 convidados.

A braquiterapia é um tratamento mini-invasivo para o carcinoma localizado da próstata, que consiste, essencialmente, na implantação, por via transperíneal e guiada por ecografia, de partículas radioativas na próstata, com eficácia comparável à cirurgia, mas com maior potencial de preservação da função sexual e com risco mínimo de incontinência urinária.

O Presidente do Conselho de Administração do British Hospital Lisbon XXI, Dr. António Monteiro de Lemos, bem como o Diretor Clínico, Dr. Carlos Santos, e os urologistas Prof. Luís Campos Pinheiro e Dr. João Varregoso, representaram a referida instituição hospitalar num especial “cumprimento” aos seus doentes, familiares e demais convidados, apresentando, simultaneamente, as últimas novidades tecnológicas deste tratamento, que pode ser realizado em regime de ambulatório, tendo, também, um melhor perfil de morbilidade.

O British Hospital Lisbon XXI é pioneiro na realização da braquiterapia prostática, tendo realizado, nos últimos 10 anos, mais de 1000 tratamentos, com a obtenção de excelentes resultados. O BHLXXI tem, face à sua reconhecida experiência neste tipo de tratamento, recebido diversos urologistas e radioterapeutas de outros países europeus para formação nesta técnica.

O British Hospital Lisbon XXI é um dos hospitais privados nacionais mais diferenciados na prestação privada de serviços de saúde em regime de ambulatório e internamento.

É possuidor de uma vasta experiência e capacidades clínicas e técnicas, que estão na base da confiança que, todos os anos, milhares de pacientes depositam nos seus profissionais. Está dotado com todas as condições, materiais e humanas, necessárias para que continue a proporcionar a quem o procura um serviço de alto nível.


Rastreio Gratuito ao Cancro da Próstata
e Sessão Pública de Esclarecimento

5ª Feira da Saúde de Mira-Sintra
14 a 16 de Março (quinta-feira a sábado)
Casa da Cultura de Mira-Sintra – Av. 25 de Abril, Largo da Igreja – Mira-Sintra

A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, em parceria com a JANSSEN FARMACÊUTICA, promove nos próximos dias 14 e 15 de Março, no âmbito da 5ª Feira da Saúde de Mira-Sintra, rastreios gratuitos de PSA (indicador de problemas na próstata) entre as 10 e as 18h00.

No dia 16 de Março, sábado, às 10h00 uma Sessão de Esclarecimento com entrada livre e gratuita para todos aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre as doenças da próstata. O Dr. Manuel Mendes Silva, urologista renomado, é o convidado para esta sessão, que conta também com o testemunho de um doente, Luís Côrte Real, que vai falar na primeira pessoa, sobre o cancro da próstata.

Alertar os doentes para as doenças da próstata em geral e o cancro da próstata em particular, quais os sintomas da doença e outras informações sobre a prevenção e o controlo do cancro da próstata, são os objectivos desta Sessão.

Em Portugal, morrem por ano mais de 1.600 homens com cancro da próstata (cerca de 4 por dia) e os estudos demonstram que o número de casos tem vindo a aumentar. O rastreio (via PSA) é uma forma rápida, simples e indolor, que com uma simples análise ao sangue dará um resultado positivo ou negativo, sendo que, em caso positivo, o homem deve consultar o seu médico com a maior brevidade.

É esta análise de despistagem que poderá ser realizada durante todos os dias da 5ª Feira da saúde de Mira-Sintra, de 14 e 15 de Março, sendo os resultados entregues durante a sessão de esclarecimento, 16 de Março, sábado.

Mais informações pelo Telem. 918 075 035 (Luis Côrte Real)

 


Associação afiliada de:

Com a parceria de:

Segue-nos no Facebook

Design João Pita Groz